quarta-feira, 12 de maio de 2010

Quarta aula: Manejo dos dados e elaboração do mapa através do Philcarto


Nesta quarta aula ensinaremos a forma de manejar os dados no Software Excel para que possam ser representados no Philcarto.

FORMATANDO OS DADOS NO EXCEL

Após ter elaborado a tabela no síte do IBGE/SIDRA e ter colado na plataforma do Excel iniciaremos o seu manejo.
Primeiramente faremos a tarefa de formatar o título da tabela conforme na Fig. 1

Fig. 1 - Formatando os dados
A príncipio, excluiremos o título e a observação de rodapé, pois somente deve haver na planília do excel os dados necessários para a representação como ID, Município e o dado do produto. Ver Fig. 1 e Fig. 2:
Fig. 2 - Excluindo título

Fig. 3 - Excluindo o rodapé

No momento de excluir o título não se esqueça de excluir também a linha "Brasil" com os dados do País inteiro.
Em seguida devemos criar duas colunas novas ao lado da coluna "A". Para tal basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a coluna "B" e escolher a opção "INSERIR", após criar a primeira repetir o processo para criar a segunda como na Fig. 4:
Fig. 4 - Inserindo coluna


Ao clicar, será inserida uma coluna em branco. Em seguida vamos separar os dados do "ID" e dos "Municípios". Para tanto, devemos selecionar a coluna "A" clicando em seu topo. Selecionada a coluna iremos para a opção "dados" e em seguida "Texto para colunas" conforme a Fig. 5:

Fig. 5 - Texto para colunas

Aparecerá uma janela flutuante com a opção marcada "largura fixa". Utilizaremos esta opção. Em seguida clique em "avançar" para que apareça a próxima tela. O programa vai sugerir um modelo de separação do texto. Neste momento além de separar o "ID" do "Município" , devemos também tirar o ultimo número do "ID" pois o Philcarto só lê seis dígitos e a base estatística que temos contém sete. Para evitar o moroso processo de retirar o ultimo dígito de linha por linha faremos isso atraves da opção "texto para colunas". O programa sugere uma separação, porém precisamos de outra que faça a separação do ultimo dígito. Para tanto, selecionaremos as linhas de separação clicando no topo da flecha e a arrastaremos entre o ultimo e o anti-penultimo digito conforme a Fig. 6:
Fig. 6 - Retirando o ultimo dígito

Em seguida clique em "Avançar" e na proxima janela "concluir". Ao concluir o processo aparecerá uma janela flutuante perguntando "DESEJA SUBSTITUIR O CONTEÚDO DAS CÉLULAS DE DESTINO?" Confirme a sua intenção clicando em "SIM".
Como produto deste processo teremos os textos separados por colunas. Na coluna "C" encontraremos o nome do município separado do "ID" que esta na coluna "A". Na Coluna "B" restaram os dígitos excluídos da coluna "A" e os hífens.
A coluna "B" deve ser exluída pois não temos intesse em representá-la cartograficamente. Sendo assim, seu conteúdo poderia ser considerado "lixo". Para que façamos a exclusão da coluna basta clicar com o Botão direito sobre a letra "B" selecionada e clicar na opção excluir conforme na Fig. 7:

Fig. 7 - Excluindo a coluna "B"

A coluna será excluída. Para evitar possíveis erros, substituiremos todos os hífens da coluna "C" por o com a opção "SUBSTITUIR". A soma das teclas CTRL + L exibirá a opção de "LOCALIZAR ou SUBSTITUIR". Ao aparecer a janela flutuante selecione a opção "Substituir" e peça para localizar todos os -" hífens" e substituir por números "zero" "0" conforme na Fig 8:

Fig. 8 - Localizar e substituir

Em seguida, para terminar a formatação da base estatística nomearemos a coluna "A" como "ID", a coluna "B" como "MUNICIPIOS" e a coluna "C" como "LARANJA" conforme a Fig. 9:

Fig. 9 - Nomeando colunas

Em seguida Salve o seu arquivo. Após salvo em um formato excel você salvará novamente em outra formato denominado "texto (separado por tabulações)". Para isso, basta clicar em "Salvar como" e na opção "TIPO" escolher "texto (separado por tabulações)" conforme a Fig. 10:

Fig. 10 - Salvando como: texto (separado por tabulações)

Em seguida aparecerá duas janelas flutuantes. Na primeira clique em "OK" e na segunda em "SIM".
Tendo os arquivos salvos em ambos os formatos está pronta a base.
Agora partiremos para a sua representação no Philcarto.
Siga para a próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário