quarta-feira, 12 de maio de 2010

Terceira aula: Capturando os dados do IBGE/SIDRA


Vários dos dados que queremos representar cartográficamente estão dispostos para que seja feito o download no síte do IBGE. Por isso, nesta aula, faremos um passo-a-passo para ensinar como faremos para capturar os dados no síte do IBGE.
Capturar os dados no síte do IBGE é uma parte importante por se constituir na composição da base estatística que se juntará à base cartográfica para a elaboração do mapa no programa Philcarto.

Obtendo os dados

Primeiramente acessar o síte do IBGE: http://www.ibge.com.br/home/ .
Na barra lateral esquerda há a opção SIDRA conforme fig. 1.
Fig. 1 - Acessando o SIDRA

Ao acessar o síte você será redirecionado para a página do SIDRA com diversas opções para se capturar dados. Como trabalharemos com os dados referentes à agricultura brasileira selecionaremos na coluna esquerda a opção "Agricultura" dentro da categoria "Temas" conforme Fig. 2.

Fig. 2 - Acessando agricultura

Nesta parte há diversas opções para se escolher a respeito dos dados a serem representados conforme a Fig. 3. Vale ressaltar que há várias especificidades sobre os dados e algumas notas de rodapé que devem ser relevadas para que não haja equívocos metodológicos durante a elaboração do mapa. Recomenda-se que antes de se iniciar a elaboração do mapa seja feita um "passeio de reconhecimento" no síte para evitar dúvidas posteriores e equívocos.
Fig. 3 - Opções dos dados
Para se utilizar como exemplo, optamos representar cartográficamente os dados de "PRODUÇÃO" e a opção:
Produção nos estabelecimentos agropecuários com mais de 50 pés existentes
Brasil - 2006

conforme a Fig. 4:
Fig. 4 - Escolhendo as formas de obtenção

Ao fazer a seleção será redirecionado para uma página onde poderá ser feita a seleção dos dados desejados com diversas específicidades (Fig. 5).

Fig. 5 - Opções para obtenção dos dados

Neste momento escolha os dados conforme a sua necessidade. A nossa representação que será utilizada como exemplo é a de "número de pés existentes nos estabelecimentos agropecuários com mais de 50 pés", o "Produto de Lavoura Permanente" é a "Laranja (Toneladas)", a "Condição do produtor" será todos (sem especificidade), os "Grupos de atividade econômica" será todos, os "Grupos de área colhida" será todos, "Ano" 2006, na opção de "Unidade territorial" será "BRASIL" e "MUNICÍPIOS - TUDO". Após a seleção da unidade territorial é necessário que seja ativada (marcada) a opção "EXIBIR CÓDIGO" que fica ao lado de "exibir nome". Esta opção refere-se ao código (ID) do município que permitirá realizar a junção dos dados da base estatística com a base cartográfica (esta seleção é fundamental) (Ver Fig. 6).

Fig. 6 - "Opções de Unidade Territorial", "Ano" e "Exibir código"

Em "OPÇÕES DE CONSULTA" será escolhida a maneira como os dados serão exibidos para você fazer uso. Há dois meio principais de consulta o primeiro é o de "VISUALIZAR" que vai apenas até 10.000 valores e o segundo é o de "GRAVAR" para que depois a consulta acima de 10.000 valores sejam enviados por e-mail (ver Fig. 7).
Fig. 7 - Opções de Consulta

Indicamos que para valores como o nosso de representação de LARANJA seja utilizado a visualização por ser mais rápida. Ao selecionar a "Opção de Consulta" "VISUALIZAR" clique em "OK" para que seja elaborada a tabela com os dados. Após o pedido para elaboração é normal que o procedimento demore visto a quantidade de dados que serão exibidos.
Na Fig. 8 podemos observar o modo como os dados são exibidos:

Fig. 8 - Tabela de dados

Na tabela elaborada consta os dados de "ID", Nome de "Município" e o dado do "Produto".
Para que possamos fazer a formatação dos dados para a sua utilização dos dados no Philcartô transferiremos os dados para o Software EXECEL. Para tal devemos selecionar os dados e colar no programa EXECEL conforme a Fig. 9:

Fig. 9 - Selecionando os dados para colar no Execel

Após a seleção é só colar no Execel.

Na próxima aula faremos a manipulação dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário